TREINAMENTOS E CERTIFICAÇÃO PARA PILOTO DE VOO DESPORTIVO

O primeiro passo para se tornar um piloto desportivo é procurar a JFL Escola de Aviação que é a única escola de aviação desportiva homologada e reconhecida pela ANAC.

O segundo passo é associar-se a ABUL (Associação Brasileira de Ultraleves) e receber uma carteira de piloto-aluno (validade de 6 meses).

O próximo passo é a realização de um exame médico CM4 (Certificado Médico de 4a. classe), baseado em um exame de aptidão psicofísica que poderá ser feito por um médico local credenciado pela CEMAL/ABUL . A validade do CM4 é de 2 anos.

CURSO TEÓRICO

Curso Teórico

O curso teórico é realizado na JFL anexo ao Aeroclube da Barra do Jucu, em Vila Velha-ES, e tem duração aproximada de 3 Meses(90 dias). As aulas acontecem durante a semana e fins de semana, e os horários são montados de acordo com a disponibilidade de cada aluno. O curso é baseado no MCA58/2004 do Ministerio da Defesa. A grade obrigatória é composta das seguintes matérias:

• Regulamentos de Tráfego Aéreo (VFR)
  • Conhecimentos Técnicos (motores à pistão)
  • Aerodinâmica e Teoria de Vôo de Baixa Velocidade
  • Meteorologia
  • Navegação Aérea (VFR)
  • Conhecimentos de Treinamento Eletrônico E-Fly

As provas teóricas são efetuadas no Aeroclube da Barra do Jucu segundo a disponibilidade dos alunos, sempre aos fins de semana. A banca é supervisionada por um agente devidamente credenciado pela ANAC/ABUL.

Treinamento Prático ( Com Base no Manual de Manobras Elementares de Vôo aplicado na Aviação geral).

CPD (CERTIFICADO DE PILOTO DESPORTIVO)

CPD (Certificado de Piloto Desportivo)

O treinamento tem como exigência mínima:

• 25 horas de vôo com instrutor (duplo comando).
  • 1 hora de vôo de Cheque, com examinador credenciado.

O Piloto Desportivo é aquele que quer fazer vôos proximos ao aeródromo de decolagem, devendo se manter próximo a este aeródromo. Este tipo de licença é mais orientada a aqueles que querem fazer vôos em aeronaves básicas que não atendem a grandes distâncias.

O detentor de CPD estará autorizado a exercer a função de piloto em comando para o vôo de lazer fora do espaço aéreo controlado e em Sítios de Vôo homologados pela ANAC. A idade mínima permitida para o vôo-solo e habilitação é de 18 anos. Alunos acima de 16 anos poderão voar mediante expressa autorização dos pais ou responsáveis. O certificado tem validade de 3 anos.

Confira: Homologação e Certificação ANAC

CPR (CERTIFICADO DE PILOTO RECREIO)

CPR (Certificado de Piloto Recreio)

O treinamento está dividido em 40 horas de vôo, sendo:

• 25 horas em vôos locais duplo comando.
  • 15 horas em navegação duplo comando em Rota com apenas o auxilio da Bússula.
  • 1 hora de vôo de Cheque, com examinador credenciado.

O Piloto de Recreio pode operar aeronaves ultraleves Avançados sem restrição de distancia, desde que a aeronave esteja equipada para realizar vôo em rota. Não ha restrição de distância, o detentor desta licença pode voar para qualquer lugar dentro do território nacional.

O detentor de CPR estará autorizado a exercer a função de piloto em comando para vôos em espaços aéreos controlados e sob regras de vôos visuais (VFR), válido em todo o território nacional. A idade mínima permitida para o vôo-solo e habilitação é de 18 anos.

Confira: Homologação e Certificação ANAC

JFL - Escola de Aviação no Espírito Santo